Procurar no site


Contatos

Organização - Verde Produções

E-mail: worldmusicdj@hotmail.com

Questionário

Você gostou desse site?

Total de votos: 219

DJ - Conceito

Um disc jockey - DJ ou dee jay é um artista profissional que seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em rádio difusão em frequência modulada - FM, pistas de dança de bailes, clubes, boates, danceterias, entre outros.

Fonte: Wikipédia

 

Dia Internacional do DJ

Finalmente aquela figura que fica atrás da cabine fazendo a alegria de milhões de pessoas ganhou o seu dia: 09/03/ - World DJ Day! Neste dia, pistas de dança de todo planeta irão ferver com esta que está sendo considerada a data mais importante da dance music. Em todas as festas, parte da renda será revertida para as crianças.  

Pegando carona no assunto rave, é bom saber que elas estão rolando em todos os cantos. O Alma Livre Trance será o primeiro festival eletrônico em Brasília e dura três dias! Além de aproximadamente 60 horas de Trance, o evento contará com uma série de workshops e manifestações da cultura regional. O evento tem serviços como camping, lanchonete, bar, performances teatrais, malabares e pirofagia, feiras e uma linda cachoeira para o pessoal se refrescar, mas sem depredação! O Chill Out funciona paralelamente com o festival, onde as pessoas podem matar a fome com sanduíches e açaí.

Entre outros locais do Brasil e do mundo curta a vontatde esse dia de festa onde a diversão, comemoração e a divulgação desses profissionais estão em todas as suas apresentações!

História da Música Eletrônica

Música electrónica (português europeu) ou Música eletrônica (português brasileiro).

Na década de 90: A Música eletrónica/eletrônica era toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação.

Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical considerados dançantes tais como o techno, acid, house e drum ‘n’ bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 70. Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundila, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.

Fonte: Wikipédia

Compactos

As versões das canções que um DJ utiliza não são, geralmente, as mesmas versões que normalmente se ouve em vidioclipes ou estações de rádio. Para cada nova canção que é lançada no mercado, desde a década de 70, a gravadora lança um disco ou CD específico, denominado compacto, para aquela canção.

No caso do vinil, um compacto também pode ser de sete polegadas, 10 (dez) polegadas ou 12 (doze) polegadas. Em CD, este é conhecido como 5 (cinco) polegadas.

Um compacto é um vinil ou CD que possui uma mesma canção em várias versões, produzidas especialmente para mixagens ou amantes de versões alternativas. Enquanto uma versão normal de canção possui normalmente de 3 (três) a 4 (quatro) minutos de duração, uma versão de compacto pode durar até 15 (quinze) minutos, com grandes introduções, quebradas, edições, reprises de vocal etc..

Estas versões alteradas também são conhecidas como remixagens, versões 12, versões club, versões estendidas e dub. Um compacto também pode conter versões instrumentais e a cappela.

Enquanto um álbum de coletânea de determinado artista pode possuir um nome qualquer, um compacto sempre tem o nome da canção que nele está gravada, mesmo que o disco tenha apenas uma versão da canção que o nomeia.

Fonte: Wikipédia

Composição Digital

Já no fim do século XX, com a popularização do formato MPEG-1 layer 3, popularmente conhecido como MP3, para canções digitais, de programas de compartilhamento de arquivos como o Napster e o surgimento de programas de edição musical, surgiu uma nova casta de editores musicais auto denominados de DJs. Apesar de estes possuírem, às vezes, até certo talento para música, pois precisam alterar uma faixa para mixar na anterior, tem seu trabalho extremamente facilitado e, portanto, não são bem vistos por profissionais que executam seu trabalho ao vivo em clubes, casas, discotecas, eventos entre outros.

A mixagem em computador é feita de forma caseira, e não há o julgamento do público ao trabalho sendo feito ao vivo. O que o público irá ouvir é uma mixagem feita em estúdio e já gravada. Caso uma canção seja alterada e mixada com a anterior, mas o resultado não seja o esperado pelo editor (timbres, batidas ou compassos dessincronizados, por exemplo), a ação de mixagem pode ser desfeita e refeita quantas vezes forem necessárias. Assim, o resultado final é uma mixagem tão perfeita quanto artificial.

Porém, grandes DJs também fazem uso destes programas para criação de sequências de múltiplas canções denominadas megamixes, de participaçõesde curta duração em programas de rádio e até mesmo de novas versões dessas canções, que não existam em seus respectivos compactos.

Existem hoje em dia softwares capazes de simular na tela de um computador dois toca discos ou cdjs e um mixer, com inúmeros recursos iguais ou até superiores aos melhores equipamentos,além de alguns poderem ser baixados gratuitamente pela internet,esses softwares estão se popularizando por serem uma alternativa a quem deseja discotecar e não pode investir muito.

Entre esses programas destacam-se o Virtual DJ, Traktor, Deckadance, MixVibes, BPM Studio, PCDJ entre outros.

Fonte: Wikipédia

Rave

Um elemento importante para o desenvolvimento da música eletrônica dançante foi o desenvolvimento das raves.Tais festas de música eletrônica começaram como uma reação às tendências da música popular, a cultura de casas noturnas e o rádio comercial. Seu objetivo primordial era a interação entre pessoas e elevação da consciência (uma fuga da realidade) através de diversas formas de arte.

A música eletrônica teve papel fundamental em tais festas na medida em que proporciona através das batidas repetitivas e progressivas um efeito hipnótico nos participantes, potencializado pela utilização de entorpecentes. A partir do desenvolvimento do estilo eletrônico na década de 80 foram promovidos eventos em regiões rurais destinados a reunião de pessoas, dança e utilização de ecstasy.

De forma análoga, o movimenti hippie da década de 60 pregava a reunião das pessoas e a utilização de drogas (especialmente o LCD) como forma de elevação de consciência. Mesmo com a reação negativa da mídia em relação a tal cultura o estilo foi se desenvolvendo, resultando em um estilo de vida para os participantes.

Outros gêneros musicais presentes em raves incluem o drum and bass e a múscia ambiente. A partir do final da décado de 90 o termo caiu em desuso pelos seus participantes na Europa devido à massificação e desvirtualização do uso.

Fonte: Wikipédia

Trance

Outra vertente da música eletrônica dançante é o trance. Apesar de suas origens datarem desde a década de 70 com artistas como Klaus Schulze, foi a partir de artistas de acid house que acabou ganhando uma cena própria, com a cena techno da Alemanha no início da década de 90; Frankfurt é geralmente referenciada como o berço do estilo.

No mesmo período desenvolvia-se em Goa, Índia, outro movimento da cena eletrônica baseado no EBM, o Goa trance, influenciado pela cultura da Índia e pela múscia psicadélica da década de 60.  O gênero foi migrado para a Europa em Londres, desenvolvendo-se de forma a ramificar-se no que atualmente chama-se Euro Trance. A partir da década de 90, o desenvolvimento para um trance melódico e comercial possui como expoentes compositores como Paul Oakenfold, Paul Van Dyk e Tiesto. Tais artistas foram tornando-se cada vez mais aceitos comercialmente, o que originou o Euro Trance.

Fonte: Wikipédia